5 dicas para decorar o seu home office

5 dicas para decorar o seu home office
7min de leitura

5 dicas para decoração de home office

Você sabia que a decoração do seu home office pode influenciar diretamente na sua produtividade?

Após a pandemia, um espaço de escritório em casa se tornou uma necessidade para a maioria das pessoas. E projetar a decoração perfeita para ajudar na sua produtividade no home office não é tão difícil quanto parece.

No entanto, pode ser um desafio encontrar o equilíbrio perfeito entre funcional e estético.

Neste post, vamos mostrar como criar uma decoração otimizada para o espaço do seu home office que atenda suas necessidades! Vamos lá?

Tópicos abordados

1- Lousa e mural de avisos

A lousa é uma forma bastante eficaz de se lembrar das tarefas. É ótima para fazer listas, priorizar tarefas ou escrever qualquer outra mensagem que você possa precisar quando voltar ao seu espaço de trabalho.

Você pode usar a lousa para fazer uma lista das coisas que precisam ser feitas em seu home office ou apenas anotar qualquer mensagem rápida que deseja que você ou outra pessoa veja.

Os murais de avisos também são úteis para organizar tarefas e enviar mensagens para o seu “eu” do futuro no home office. Eles são perfeitos para postar notas, memorandos, lembretes e outras informações nas paredes do local de trabalho. 

Você pode usá-los para qualquer coisa, seja para lembrar de uma atividade importante que precisa ser feita ou até mesmo para se organizar melhor. Dessa forma, você nunca perderá prazos ou tarefas importantes!

2- Cadeira e mesa home office

O corpo humano não foi projetado para ficar sentado por longos períodos de tempo. Quando você passa muito tempo em uma posição, isso sobrecarrega a lombar e as articulações da parte inferior das costas. E isso causa dores nas costas ao ficar sentado por muito tempo, o que pode ser útil quando investir em uma cadeira ergonômica.

Por isso, uma cadeira confortável é a chave para um bom ambiente de escritório. Invista em cadeiras ergonômicas para home office para maior conforto e produtividade durante o expediente.

Além de proporcionar maior conforto e produtividade, ela também ajuda a evitar dores nas costas e problemas futuros de coluna.

As características de uma cadeira de escritório ergonômica incluem:

  • Assento ergonomicamente projetado com um assento curvo que garante que a pélvis esteja em uma posição natural;
  • Apoios de braço ajustáveis; 
  • Altura ajustável; 
  • Inclinação ajustável (para alívio da pressão nas costas); 
  • Um apoio de cabeça livre (para suporte de pescoço);
  • Cadeira estofada e com rodízio.

Uma mesa de escritório em casa pode ser um ótimo lugar para trabalhar e armazenar. Existem muitos tipos diferentes de mesas que você pode usar em seu home office, mas ao procurar, é importante encontrar uma que tenha bastante espaço de armazenamento.

Há muitos benefícios em investir em uma mesa com gavetas. As gavetas oferecem mais espaço para as coisas que você precisa guardar, ao mesmo tempo em que são o lugar perfeito para guardar papéis ou documentos importantes. Assim, você consegue se organizar melhor e ter tudo bem perto para quando precisar. 

Também é útil se sua mesa tiver muitas tomadas elétricas para que nunca haja problemas com o carregamento de seu telefone ou laptop.

O tipo mais popular de mesa é a mesa em forma de L. Essa é uma combinação de uma mesa e uma estação de trabalho. Elas são as melhores se você precisa ter todos os tipos de trabalho acontecendo ao mesmo tempo, ou se você recebe convidados com frequência. 

Outra opção popular para home office é a mesa de canto, que pode ser ótima para espaços menores, pois maximiza o uso do espaço e fornece mais privacidade para quem está sentado nela.

Um dos pontos mais importantes na escolha de uma mesa de escritório em casa é que ela deve ser confortável, ergonômica e não ocupar muito espaço. Ele também deve fornecer uma boa iluminação e permitir o armazenamento de uma forma ou de outra.

Outro ponto importante são a largura e a altura da mesa. É bom encontrar uma que se estenda até o comprimento do seu braço, para que você possa manter o monitor no nível dos olhos.

Também é interessante que a mesa home office possibilite que o mouse e o teclado fiquem na mesma altura.

3- Essencial para sua decoração de home office: boa iluminação

A iluminação é um dos fatores mais importantes para um escritório doméstico. Precisamos ter certeza de que a iluminação é boa o suficiente para ver no que estamos trabalhando, mas não muito forte para não forçar nossos olhos.

E não se trata apenas de conforto e produtividade, mas também de segurança. Uma sala mal iluminada pode aumentar o risco de acidentes e causar fadiga ocular e dores de cabeça.

Devemos tentar encontrar a melhor iluminação para nosso escritório em casa. Por exemplo, a luz natural é sempre melhor do que a artificial porque proporciona o melhor ambiente e é menos estressante. 

Mas, se no seu espaço de home office não é possível ficar próximo da iluminação natural, opte por  lâmpadas que variam de 2200K (suave) a 5000K (brilhante) para encontrar a melhor opção para suas necessidades.

A iluminação em um escritório doméstico deve ser clara e confortável, mas não muito forte devido à proximidade de seus olhos. 

4- Plantas para decoração de home office

Os vasos de plantas são um ótimo complemento para um escritório doméstico. As plantas podem ser uma fonte de inspiração e, ainda, dar um toque calmante e natural. 

Elas também proporcionam uma decoração agradável e podem te ajudar a criar um ambiente mais alegre em seu home office.

As plantas ajudam a regular a qualidade do ar, absorvendo as toxinas do ar e liberando oxigênio fresco. Elas também liberam íons negativos que reduzem os níveis de estresse. Foi demonstrado que a presença de plantas diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca, além de aliviar a fadiga mental.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Hyogo, no Japão, descobriu que pessoas com plantas em seu local de trabalho têm um batimento cardíaco diminuído, são mais felizes, menos estressadas e mais criativas.

Um vaso de planta é uma maneira barata de adicionar cor, vida, bem estar e conforto ao espaço do seu escritório em casa!

5- Cores para home office

O uso de cores claras e neutras no escritório doméstico não é apenas uma questão de preferência pessoal. Eles também podem ajudar a expandir visualmente o espaço.

Às vezes, você pode não ter espaço suficiente em seu escritório em casa para todas as suas coisas, e pode parecer que está trabalhando em um ambiente apertado. Isso pode ser piorado com cores escuras, que absorvem toda a luz, fazendo com que a área pareça ainda menor do que é.

As cores claras, como o branco ou o bege claro, refletem a luz natural na sala e também ajudam a expandi-la visualmente.

O seu home office é onde você passa pelo menos metade do seu tempo durante o dia. Por isso, precisa ser confortável e acolhedor. E esses detalhes realmente ajudam nesse sentido.

As cores vibrantes são uma forma atraente de decorar o ambiente. No entanto, eles devem ser usados como um destaque – não como uma cor de base. 

A dica é investir em detalhes como prateleiras, nichos e objetos de decoração mais coloridos. A cor marsala, o vermelho, amarelo e alguns tons de azul como o azul Tiffany podem até mesmo ajudar na criatividade.

O home office deve ser um lugar onde você possa ser produtivo, então invista em detalhes que o ajudem a se manter organizado.

Gostou das dicas que trouxemos de decoração de home office? Com algumas pequenas mudanças já é possível transformar seu espaço de trabalho em casa em um ambiente mais confortável, produtivo e preparado para sua concentração.

Então, agora é só colocar as nossas dicas em prática e montar seu espaço de trabalho personalizado em casa!

Cadastre-se em nossa newsletter para receber conteúdos frescos todo mês!

Gostou do contéudo? Compartilhe com os amigos!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina
Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina...
Home office com pets: 5 dicas para conciliar
Home office com pets: 5 dicas para conciliar Seu gato...
Saúde mental no home office: sintomas e cuidados
Saúde mental no home office: sintomas e cuidados Você notou...
Saiba quais são os benefícios de pets no home office
Saiba quais são os benefícios de pets no home office...
Procrastinação no home office: como perder esse hábito
Procrastinação no home office: como perder esse hábito Você sofre...