5 dicas para identificar e evitar a produtividade tóxica ​
7min de leitura

5 dicas para identificar e evitar a produtividade tóxica

Geralmente quando se fala em produtividade no trabalho remoto, presencial ou home office, lembramos de metas batidas, entregas realizadas e fazer o que precisa ser feito. Entretanto, às vezes a entrega ou a busca constante pela produtividade pode se tornar tóxica. 

E é sobre isso que falaremos abaixo, acompanhe 5 dicas para identificar e evitar a produtividade tóxica na sua  saúde mental ou no trabalho. Acompanhe! 

Tópicos abordados

A pandemia e a produtividade tóxica

Trabalhe enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham”. 

Com certeza você já deve ter ouvido ou lido alguma frase parecida nas redes sociais e embora possa ser usada para fins motivacionais, afirmações como essas podem ser perigosas se levadas ao pé da letra, principalmente em um cenário de pós-pandemia.

A romantização do excesso de trabalho traz consequências graves à rotina e saúde mental dos colaboradores. Se orgulhar de não ter tempo para nada, nem para lazer, nada para a família, que a agenda está lotada, pode refletir ao excesso de trabalho, excesso esse que a médio e longo prazo geram ansiedades, síndrome Burnout, estresse ou depressão.

A relação entre produtividade tóxica e saúde mental, não é de hoje, mas se intensificou na pandemia, de acordo  com pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que analisou o impacto da pandemia  na saúde mental de trabalhadores. Chegou-se à conclusão de que sintomas de ansiedade e depressão afetam quase 50% dos trabalhadores e o amplo levantamento ainda aponta que os funcionários admitem  excesso de trabalho, com jornadas para além das 40 horas semanais. 

Efeitos da produtividade tóxica na vida de um colaborador

Você já pensou quais são os efeitos da produtividade tóxica na vida de um colaborador? ou melhor na sua própria vida? É sobre isso que abordaremos no tópico a seguir.

A pandemia trouxe o termo da produtividade em pauta e nos fez refletir  sobre o impacto do excesso da atividade profissional na vida. Sabe-se que antes do isolamento social, as pessoas já tinham dificuldade  na hora de fazer a gestão do tempo e delimitar limites  entre trabalho e lazer. Mas  com os novos modelos de trabalho como home office e híbrido, realizar a divisão e conciliar as demandas pessoas com a profissional se tornou ainda mais difícil. 

Dentre seus principais efeitos colaterais dessa produtividade estão:

Queda de qualidade do trabalho

Você está sendo produtivo ou está apenas ocupado? Estar com agenda lotada e cheia de tarefas para fazer não é sinônimo de eficiência, pelo contrário, ser produtivo é fazer o que precisa ser feito com a melhor gestão do tempo possível, e ainda ter tempo para família e lazer.

A armadilha que a produtividade tóxica nos propõe, é a sensação de que estar constantemente ocupado é sinal de que estamos sendo produtivos, mas na prática não funciona assim. O excesso de trabalho proporciona queda na qualidade do trabalho! É isso mesmo, um funcionário sobrecarregado de tarefas, dificilmente vai conseguir fazer um trabalho bem feito.

E não por que ele não queira, mas por que a exaustão, o cansaço físico e mental influenciam na sua performance. Tentar manter seu corpo sempre em alerta, respondendo aos estímulos, finalizando uma tarefa e indo para outra tem um preço, que infelizmente é pago pela sua saúde mental. 

Cobrança

Assim como a flexibilidade e autonomia aumentou com os novos modelos de trabalhos como o modelo home-office e híbrido,  a cobrança e autocobrança também cresceu pela busca do alto desempenho.

No caso do home-office  principalmente, se não estamos todos presentes no escritório, como evidenciar que além das entregas, que o brilho no olho, o entusiasmo estão presentes? (sendo que não há ninguém para te monitorar). 

Um dos efeitos colaterais da produtividade tóxica no trabalho é a cobrança constante. Quando o colaborador identifica que o trabalho que está entregando não tem a qualidade esperada, ou acredita que não está sendo bom o suficiente, o  indivíduo se coloca em estado de cobrança, e acaba extrapolando as horas de trabalho pela busca do “sempre mais”.

A pressão pela melhor tarefa, melhor prazo, coloca o colaborador em uma situação de que nunca está bom o suficiente e em uma cultura de obsessão de autoaperfeiçoamento. O funcionário começa a se dedicar ainda mais a atividade, esquecendo de que nessa situação, o ideal não é potencializar o ritmo, mas reduzir.

 Problemas de saúde

Os problemas de saúde também não ficam para trás, em um cenário de produtividade tóxica, o profissional pode desenvolver quadros de depressão e Burnout.  Além disso, a extrema dedicação ao trabalho pode fazer com que o indivíduo negligencie sua saúde física. Nota-se também uma dificuldade não só na gestão do tempo, mas  de equilibrar as atividades pessoais e profissionais.

Infelizmente, se não fomentarmos á discussão sobre saúde mental no trabalho, pesquisas já apontam que nos próximos anos, a tendência é vermos o aumento considerável de doenças relacionadas ao estresse e esgotamento. 

Conheça os sinais da produtividade tóxica

Mas quais os sinais da produtividade tóxica? Quando e como saber se você está entrando nesse ciclo? Selecionamos algumas dicas que podem te ajudar!

  • Sentimento excessivo de culpa no que se relaciona ao trabalho;  –  É quando você se culpa constantemente com a ideia de que deveria estar fazendo algo produtivo, sendo que não, ás vezes você só precisa descansar.

  • Troca de atividades de lazer por atividades de trabalho;  – O tempo todo você está no smartphone e computador resolvendo situações de trabalho.

  • O dia de trabalho quase sempre se estende; – Você deixa de respeitar seus horários e limites, e o trabalho vira prioridade.

  • Quase todos os finais de semana você trabalha; – Os seus finais de semana trocam o sentido e o lazer perde lugar para o trabalho.

  •  Você resolve, responde e realiza atividades fora do horário de local de trabalho; – Desligue todas as notificações relacionadas ao trabalho, vale até mesmo silenciar os dispositivos.

Como evitar a produtividade tóxica no trabalho remoto ou na vida?

Na hora de evitar a produtividade tóxica no trabalho em equipe, no home office ou no cotidiano, recomendamos que faça pausas durante o dia, e adicione na sua rotina intervalos para lazer, conversar, andar ou até mesmo praticar exercícios físicos, vale também ler algumas páginas dos eu livro favorito ou ver um epsódio da sua série. Não deixe de incluir atividades que recarregam a sua energia no seu dia. Além disso você pode:

Dar atenção para a qualidade do seu sono, tente manter e definir um horário para dormir e um horário para acordar. Uma boa qualidade de sono favorece a sua natural produtividade e disposição. 

Controle o uso de tecnologias, monitore a quantidade de tempo que fica nas telas e tente fazer o uso moderado. Outras ações como não responder mensagens relacionada á trabalho fora do expediente também conta, e vale dizer “não” a tudo aquilo que sobrecarrega e te tira das suas prioridades.

Agora que você aprendeu as 5 dicas para identificar e evitar a produtividade tóxica, saiba que  para acompanhar o clima organizacional, a Calenda tem ajudado empresas a criarem experiências encantadoras aos colaboradores e a manterem a equipe conectada e engajada, para isso sugerimos que conheça a solução People Hybrid Experience que ajuda você a acompanhar o clima híbrido e reter  talentos. Agende gratuitamente uma reunião com nossos consultores.

Gostou do contéudo? Compartilhe com os amigos!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Reuniões Zoom: guia completo de iniciantes a avançados
Reuniões Zoom: guia completo de iniciantes a avançados Você sabe...
Futuro do trabalho: desafios, inovações e oportunidades
Calenda fala dicas para aumentar a produtividade no trabalho home...
5 dicas para identificar e evitar a produtividade tóxica ​
Calenda fala dicas para identificar e evitar a produtividade tóxica
5 Dicas para aumentar produtividade home office
Calenda fala dicas para aumentar a produtividade no trabalho home...
Como organizar o modelo de trabalho híbrido pós pandemia
Calenda fala sobre Como organizar o modelo de trabalho híbrido...