Futuro do trabalho: desafios, inovações e oportunidades
8min de leitura

Futuro do trabalho: desafios, inovações e oportunidades

Você já teve curiosidade em saber o que o futuro te reserva? Se sim, saiba que não está sozinho (a), faz parte da natureza humana ter o desejo de entender o que nos aguarda no futuro. 

Com o mercado de trabalho não é diferente, o fenômeno das transformações digitais se intensificam e nos faz querer entender: quais os desafios, inovações e oportunidades do novo mercado? É sobre isso que vamos falar abaixo, acompanhe!

Tópicos abordados

Afinal, o que é o Futuro do Trabalho?

A definição de futuro do trabalho ainda é ampla, mas trata-se do aglomerado de discussões sobre as tendências do  mercado, empregos, novas tecnologias, inteligência artificial e padrões que influenciam no modo como as empresas, indivíduos e sociedade se desenvolvem.

Uma série de estudos anuais são realizados por diversas empresas e centros de estudos justamente para entender e antecipar as tendências que influenciam o desenvolvimento pessoal  profissional.

Futuro do trabalho para as empresas

Mas  e para as empresas? O que dizem o futuro do trabalho com as novas tecnologias?, a expectativa é que a inteligência artificial ajude na hora de melhorar a gestão de negócios. Cada vez mais os sistemas de informação e as plataformas de ponta tem auxiliado na hora de aumentar  a produtividade, monitorar, gerir contratos ou na criação de novas estratégias de mercado.

Cada vez mais, a análise de dados vai trazer respostas às empresas de diversos segmentos. Como exemplo, no comércio as tecnologias podem ser usadas para otimizar os serviços, automatizar pagamentos, transações e simplificar a vida do consumidor e gerar uma melhor experiência para o cliente. 

Já na indústria, a Inteligência Artificial e Internet das Coisas permitem fazer análises profundas sobre consumo de produtos, energias, eficácia de procedimentos ou fluxo de produção. Seja qual for o segmento empresarial, é possível implementar novas ferramentas e tendências que aceleram o impacto da organização. 

Futuro do trabalho para as pessoas

Para os colaboradores se tem uma nova forma de trabalhar e novos modelos de trabalho, iniciativas como o modelo de trabalho híbrido e home office ganham destaque e demonstram que é possível trabalhar com mais qualidade de vida e mais resultados sem ter que estar presencialmente ao escritório todo dia.

No futuro a qualidade de vida e senso de pertencimento importam, se antigamente o que movia parte dos funcionários eram os cargos  e a posição salarial, hoje, leva-se em consideração suas motivações e o grau de satisfação. Inclusive, algumas empresas já estão implementando a semana de quatro dias de jornada, justamente para gerar uma nova experiência no trabalho. 

De uma carreira para várias –  Se antes ter passado por várias empresas na sua carteira de trabalho em curtos períodos de tempos eram problemas, hoje profissionais que possuem multidisciplinaridade na carreira se destacam, quanto mais experiências diversas você tem, mais completo se torna.

Da diversidade ao pertencimento – A diversidade também ganha destaque, a busca por mais inclusão no ambiente de trabalho ganha destaque e iniciativas voltadas para inclusão digital, social e econômica são criadas.

Trabalho flexível

Por aqui, desenvolvimento pessoal profissional andam juntos, e é por isso que na busca por talentos, a flexibilidade é o principal diferencial competitivo. Novos funcionários e talentos têm cada vez menos chances de aceitar propostas de trabalho que não se adaptem à sua rotina. É isso, mesmo, a flexibilidade virou moeda de troca e um dos benefícios de empresas inovadoras. 

Empresas que oferecem cultura de jornada flexível, tem cada vez mais chances de reter os melhores talentos. Em um ambiente de jornada flexível, todos tem a liberdade de cumprir e fazer seu próprio horário de trabalho, sem ter a rigidez de bater ponto as 08h às 17h, além disso, o trabalho flexível proporciona a melhor qualidade de vida, e a oportunidade de vivenciar as coisa simples mas importantes do cotidiano, como tomar café com a família, levar o filho na creche, praticar atividades físicas ou realizar algum curso específico.

O que se espera do profissional do futuro?

Anualmente o Fórum Mundial The World Economic Forum (WEF), realiza um levantamento das principais habilidades do futuro que todo profissional deveria buscar  a fim de buscar seu desenvolvimento profissional e acompanhar o ritmo das mudanças, dentre as habilidades estão:

Criatividade

Os profissionais precisam ter a capacidade de pensar e criar  ideias inovadoras e criativas, imagina trabalhar em uma empresa onde nenhum colaborador sugere novas alternativas, projetos novos? Pensando nisso, a criatividade está entre os requisitos buscados pelas empresas.

Adaptação

Em um cenário de completa mudança, adaptação é fundamental, se adaptar às novas tarefas, rotinas. O profissional do futuro precisa se adaptar às suas necessidades e a qualquer novo obstáculo que surgir.

Comunicação

Ainda que não trabalhe em um  setor de comunicação, você precisa saber se comunicar, os ruídos nas organizações são os fatores que mais geram problemas e desgastam o relacionamento a longo prazo. Funcionários com clareza e capacidade estratégica de se comunicar, expor idéias se destacam.

Multipotencialidade

Não só de conhecimento vive o homem, ops, o profissional do futuro! É preciso ir além do que se aprende nos conhecimentos específicos e estudar assuntos complementares e desenvolver habilidades complementares até mesmo de outras áreas de atuação e a partir disso agregar nas funções que realiza. 

Quais os desafios do Futuro do Trabalho

Embora as transformações digitais tragam boas novas ao mercado, há vários desafios que precisam ainda ser sanados, sendo eles:

Privacidade –   Uma empresa que submete as transformações digitais precisa estar bem protegida, não só no que diz respeito aos seus dados e formulários internos, mas também na idoneidade de como tratam as informações. As empresas precisam se adaptar e criar medidas que estejam de acordo com a LGPD – Lei de Proteção de Dados, que foi criada a fim de assegurar a nova cultura de privacidade e proteção de dados no país. 

Desenvolver colaboradores – Para acompanhar as tendências do mercado, as empresas precisam apostar no desenvolvimento profissional de seus colaboradores, logo, é preciso repensar o papel dos gestores, líderes e em seus processos. Reinventar o sistema de gestão e treinamentos para que eles acompanhem os novos ritmos da empresa e se moldem à nova cultura organizacional. 

Inovação na gestão corporativa –  Também será preciso redefinir o contrato social entre a empresa e os empregados, desenvolver mecanismos de gestão mais modernos, promover padrões no gerenciamento de carreiras, garantir apoio e monitorar o clima organizacional. 

Quais as tendências de modelos de trabalho 

Novos modelos de trabalho já começaram a ser implementados, nos últimos anos o modelo de trabalho remoto e híbridos entraram em pauta  e fazem parte da cultura organizacional de várias empresas.

Para relembrar, o modelo de trabalho remoto consiste nas possibilidades dos funcionários trabalharem em locais que não sejam somente o escritório presencial, nesta categoria você pode atuar em qualquer lugar, seja uma casa ou não. Vale trabalhar na rua, na praia, em coworking,  na casa da sogra, do sogro  ou em qualquer ambiente que tenha uma estrutura básica para você exercer suas atividades. É sobre a liberdade de trabalhar onde se sente mais à vontade e produtivo.

Se no modelo remoto você atua 100% remoto, no híbrido você tem o melhor dos dois mundos. Há o intercalamento entre os dias presenciais e em casa. O modelo híbrido se destaca por seus vários benefícios sendo eles:

Produtividade no trabalho em equipe

Historicamente, havia suposições de que os funcionários que atuassem em home office ou que tivessem suas horas de trabalho menos controladas,  produziam menos do que presencialmente, mas o híbrido provou que não, oferecer flexibilidade e autonomia é fundamental na motivação de cada colaborador e na sua produtividade.

Felicidade e comodidade dos funcionários

Agora, os funcionários economizam tempo de deslocamento, energia, adquirem mais comodidade, ganho de tempo para a família, lazer e para a prática esportiva.  Essa possibilidade de modelo de trabalho híbrido, conta muito no nível de felicidade e comodidade de cada funcionário.

 Segurança durante e no pós pandemia 

O modelo de trabalho híbrido também permite que os funcionários se sintam mais seguros no pós pandemia, quando se reduz o número de pessoas no escritório os espaços tendem a ficar mais amplos  e facilitam o distanciamento.

Todas essas vantagens fazem parte de um modelo que está inserido no futuro do trabalho, você pode conferir essas e outras vantagens lendo nosso artigo sobre Trabalho Híbrido: vantagens e desvantagens no pós pandemia.

A pandemia ressignificou a forma como trabalhamos, e comprovou que as rotinas de trabalho podem ser mutáveis e que não anulam os resultados. A produtividade e o bem-estar dos colaboradores podem andar juntos. O Futuro do Trabalho é flexível, e mais empresas têm se atentado sobre a necessidade dos benefícios das jornadas flexíveis.

Se você deseja implementar um escritório híbrido e fazer parte do sistema de empresas inovadoras, a Calenda pode te ajudar, clique aqui e fale com nossos consultores! A Calenda é uma plataforma de gestão do trabalho híbrido, no qual você implementa jornadas híbridas, flexibiliza seu escritório e ainda cria novas experiências para seus colaboradores.

Gostou do contéudo? Compartilhe com os amigos!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Reuniões Zoom: guia completo de iniciantes a avançados
Reuniões Zoom: guia completo de iniciantes a avançados Você sabe...
Futuro do trabalho: desafios, inovações e oportunidades
Calenda fala dicas para aumentar a produtividade no trabalho home...
5 dicas para identificar e evitar a produtividade tóxica ​
Calenda fala dicas para identificar e evitar a produtividade tóxica
5 Dicas para aumentar produtividade home office
Calenda fala dicas para aumentar a produtividade no trabalho home...
Como organizar o modelo de trabalho híbrido pós pandemia
Calenda fala sobre Como organizar o modelo de trabalho híbrido...