As muitas faces do trabalho híbrido.
O trabalho híbrido pode assumir muitas formas, dependendo das metas organizacionais.
As empresas estão reconhecendo isso e, ao ouvir seus funcionários e o mercado, estão criando um método híbrido de longo prazo que atende às necessidades da sua equipe.
O COVID-19 provou que o escritório não é o único local para realizar o trabalho. É um lugar importante para parcerias, interações face a face e trabalho em equipe.
Mas não é o único lugar.
Conteúdo do post
Porque se COVID realmente nos ensinou alguma coisa, é que versatilidade não é mais algo bom de se ter, mas uma necessidade.
As empresas estão reconhecendo isso e, ao ouvir seus funcionários e se manterem atualizadas com os padrões regionais, estão criando um método híbrido de longo prazo que atende às necessidades de seu pessoal.
O COVID-19 provou que o escritório não é o único local para realizar o trabalho. É um lugar importante para parcerias, interações face a face e tarefas de grupo. Não é o único lugar.
Vamos abordar 3 estratégias para implementar o trabalho híbrido.
1. Escolha do trabalhador
Em alguns casos, é possível deixar a escolha para o indivíduo. Nesse caso, os funcionários podem escolher se querem ou não entrar no local de trabalho e quando. Embora pareça que muitas pessoas estão optando pelo trabalho remoto em tempo integral hoje, a realidade tem um pouco mais de nuances.
Para um método de trabalho híbrido eficaz, os funcionários devem ter a capacidade de interagir com o escritório, não importa onde estejam.
As ferramentas de escritório do Calenda, tornam mais fácil para as pessoas agendar uma mesa, agendar uma conferência, descobrir um colega de equipe e planejar os próximos dias de trabalho.
Considerando que os escritórios estão operando com capacidade reduzida para acompanhar o distanciamento social, um modelo de trabalho híbrido de “escolha do funcionário” faz sentido, pois você gera confiança e segurança em sua equipe.
Em pesquisa recente, 9 em cada 10 pessoas querem manter uma jornada híbrida, segundo pesquisa da ICRH.
Mas, e na prática? Como manter uma jornada híbrida de forma organizada e produtiva?
Falando logisticamente, vimos essa estratégia funcionar bem quando os funcionários têm uma ferramenta para reservar suas mesas nos dias que desejam, mesmo que a variedade de dias mude de semana para semana.
No lado administrativo das coisas, eles podem usar informações de check-in e relatórios de insight para ver quem está ou esteve no escritório em qualquer momento, enquanto têm um método seguro para poder tomar melhores decisões.
2. Política para toda a empresa
Para as empresas, um modelo híbrido oferece o máximo que os trabalhadores desejam, ao mesmo tempo que satisfaz as necessidades da empresa.
O trabalho híbrido pode assumir várias formas: os funcionários podem declarar uma quantidade específica de tempo no local de trabalho por exemplo:
3 dias presenciais, dois dias em home office;
25% pessoalmente;
4 dias mensais de forma presencial.
Uma política de toda a empresa que se aplica a todos os funcionários é um dos métodos mais fáceis de lidar com o trabalho híbrido por um longo período de tempo ou para organizações maiores.
Claro, algumas áreas ou setores podem ter a necessidade em estar no escritório. Nesses casos, regras por setores ou áreas podem fazer mais sentido.
3. Escritórios distribuídos.
Locais de trabalho dispersos e métodos de trabalho híbridos caminham juntos.
Escritórios dispersos, ou distribuídos, difere do local de trabalho tradicional da grande sede, onde a grande maioria dos funcionários vai e, em vez disso, oferece escritórios menores espalhados por vários lugares.
Há muitas previsões de que locais de trabalho e equipes distribuídos crescerão em apelo à medida que as empresas pretendem reduzir a escala de grandes sedes em grandes cidades para melhor atender seus indivíduos onde eles estão, já que trabalham remotamente a maior parte da semana.
Essa técnica permite que os funcionários trabalhem em áreas geográficas além do alcance existente de uma grande sede. Ou seja, a empresa consegue buscar talentos em locais que antes eram inviáveis.
4. Conclusão e como iniciar um modelo híbrido
Se o seu retorno ao trabalho seguirá uma técnica híbrida de longa duração, estabelecer um plano com antecedência e interagir bem com ele é o melhor caminho para garantir uma mudança tranquila.
Especialmente se você quer criar uma estratégia definida para toda a empresa, uma sugestão é criar grupos piloto, que ajudam a validar a estratégia e colher feedbacks para alimentar com dados a construção de uma estratégia global.
Sabemos que o trabalho pode ser feito em casa agora, portanto, oferecer aos indivíduos a opção de trabalhar onde quiserem oferecerá suporte para sua nova autonomia e satisfação com o trabalho.
Talvez eles optem por ir para o escritório quando estiverem trabalhando em um projeto coletivo e permanecer em casa nos outros momentos.
As equipes distribuídas funcionam muito bem para aquelas que realmente dominam a técnica do “trabalho de qualquer lugar”. Se é o caso da sua empresa, você pode lançar pesquisas sobre a localidade atual dos seus colaboradores para descobrir onde abrir novos escritórios distribuídos.
Se você precisar de um sistema para implementar essas estratégias, conte com o Calenda.