Trabalho híbrido e rodízios

Trabalho híbrido e rodízios
5min de leitura

As muitas faces do trabalho híbrido.

O trabalho híbrido pode assumir muitas formas, dependendo das metas organizacionais. 

As empresas estão reconhecendo isso e, ao ouvir seus funcionários e o mercado, estão criando um método híbrido de longo prazo que atende às necessidades da sua equipe.

O COVID-19 provou que o escritório não é o único local para realizar o trabalho. É um lugar importante para parcerias, interações face a face e trabalho em equipe. 

Mas não é o único lugar.

Conteúdo do post

Porque se COVID realmente nos ensinou alguma coisa, é que versatilidade não é mais algo bom de se ter, mas uma necessidade.

As empresas estão reconhecendo isso e, ao ouvir seus funcionários e se manterem atualizadas com os padrões regionais, estão criando um método híbrido de longo prazo que atende às necessidades de seu pessoal.

O COVID-19 provou que o escritório não é o único local para realizar o trabalho. É um lugar importante para parcerias, interações face a face e tarefas de grupo. Não é o único lugar.

Vamos abordar 3 estratégias para implementar o trabalho híbrido.

1. Escolha do trabalhador

Em alguns casos, é possível deixar a escolha para o indivíduo. Nesse caso, os funcionários podem escolher se querem ou não entrar no local de trabalho e quando. Embora pareça que muitas pessoas estão optando pelo trabalho remoto em tempo integral hoje, a realidade tem um pouco mais de nuances.

Para um método de trabalho híbrido eficaz, os funcionários devem ter a capacidade de interagir com o escritório, não importa onde estejam.

As ferramentas de escritório do Calenda, tornam mais fácil para as pessoas agendar uma mesa, agendar uma conferência, descobrir um colega de equipe e planejar os próximos dias de trabalho.

Considerando que os escritórios estão operando com capacidade reduzida para acompanhar o distanciamento social, um modelo de trabalho híbrido de “escolha do funcionário” faz sentido, pois você gera confiança e segurança em sua equipe.

Em pesquisa recente, 9 em cada 10 pessoas querem manter uma jornada híbrida, segundo pesquisa da ICRH.

Mas, e na prática? Como manter uma jornada híbrida de forma organizada e produtiva?

Falando logisticamente, vimos essa estratégia funcionar bem quando os funcionários têm uma ferramenta para reservar suas mesas nos dias que desejam, mesmo que a variedade de dias mude de semana para semana.

No lado administrativo das coisas, eles podem usar informações de check-in e relatórios de insight para ver quem está ou esteve no escritório em qualquer momento, enquanto têm um método seguro para poder tomar melhores decisões.

2. Política para toda a empresa

Para as empresas, um modelo híbrido oferece o máximo que os trabalhadores desejam, ao mesmo tempo que satisfaz as necessidades da empresa.

O trabalho híbrido pode assumir várias formas: os funcionários podem declarar uma quantidade específica de tempo no local de trabalho por exemplo:

3 dias presenciais, dois dias em home office; 

25% pessoalmente;

4 dias mensais de forma presencial.

Uma política de toda a empresa que se aplica a todos os funcionários é um dos métodos mais fáceis de lidar com o trabalho híbrido por um longo período de tempo ou para organizações maiores.

Claro, algumas áreas ou setores podem ter a necessidade em estar no escritório. Nesses casos, regras por setores ou áreas podem fazer mais sentido.

3. Escritórios distribuídos.

Locais de trabalho dispersos e métodos de trabalho híbridos caminham juntos.

Escritórios dispersos, ou distribuídos, difere do local de trabalho tradicional da grande sede, onde a grande maioria dos funcionários vai e, em vez disso, oferece escritórios menores espalhados por vários lugares.

Há muitas previsões de que locais de trabalho e equipes distribuídos crescerão em apelo à medida que as empresas pretendem reduzir a escala de grandes sedes em grandes cidades para melhor atender seus indivíduos onde eles estão, já que trabalham remotamente a maior parte da semana.

Essa técnica permite que os funcionários trabalhem em áreas geográficas além do alcance existente de uma grande sede. Ou seja, a empresa consegue buscar talentos em locais que antes eram inviáveis.

4. Conclusão e como iniciar um modelo híbrido

Se o seu retorno ao trabalho seguirá uma técnica híbrida de longa duração, estabelecer um plano com antecedência e interagir bem com ele é o melhor caminho para garantir uma mudança tranquila.

Especialmente se você quer criar uma estratégia definida para toda a empresa, uma sugestão é criar grupos piloto, que ajudam a validar a estratégia e colher feedbacks para alimentar com dados a construção de uma estratégia global. 

Sabemos que o trabalho pode ser feito em casa agora, portanto, oferecer aos indivíduos a opção de trabalhar onde quiserem oferecerá suporte para sua nova autonomia e satisfação com o trabalho.

Talvez eles optem por ir para o escritório quando estiverem trabalhando em um projeto coletivo e permanecer em casa nos outros momentos.

As equipes distribuídas funcionam muito bem para aquelas que realmente dominam a técnica do “trabalho de qualquer lugar”. Se é o caso da sua empresa, você pode lançar pesquisas sobre a localidade atual dos seus colaboradores para descobrir onde abrir novos escritórios distribuídos.

Se você precisar de um sistema para implementar essas estratégias, conte com o Calenda. 


 

Gostou do contéudo? Compartilhe com os amigos!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina
Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina...
Home office com pets: 5 dicas para conciliar
Home office com pets: 5 dicas para conciliar Seu gato...
Saúde mental no home office: sintomas e cuidados
Saúde mental no home office: sintomas e cuidados Você notou...
Saiba quais são os benefícios de pets no home office
Saiba quais são os benefícios de pets no home office...
Procrastinação no home office: como perder esse hábito
Procrastinação no home office: como perder esse hábito Você sofre...