Como ser mais produtivo em home office: 10 dicas práticas

Como ser mais produtivo em home office: 10 dicas práticas
9min de leitura

Estamos vivendo momentos estranhos, não é mesmo? E devido a esses acontecimentos recentes, popularizou-se uma estratégia de trabalho, o chamado home office

Por conta do COVID-19, o home office se tornou uma necessidade para muitos profissionais. Porém, ficamos com uma dúvida. Qual ambiente nos permite ser mais produtivo: o escritório adaptado em casa ou o escritório na empresa?

No escritório da empresa, a maior distração são os colegas de trabalho. Ou aquele cafézinho, que acaba se prolongando muito. Em geral, são problemas contornáveis. Só manter a concentração e recusar alguns convites. 

Já em home office, embora os familiares, pets e vizinhos possam ser uma distração, é mais provável que você se torne seu pior inimigo. Em casa ficamos mais relaxados, acabamos tendo maior flexibilidade e nos sentimos menos pressionados. O que acaba acontecendo? Acabamos não sentindo tanta pressão ou obrigação de fazer as tarefas. 

Mas, como ser mais produtivo em home office? Separamos neste post alguns segredos para te ajudar a se organizar com essa forma de trabalho. 

Confira!

Está gostando desse conteúdo? Então assine nossa newsletter gratuita! 

1- Crie uma rotina leve de trabalho

Mesmo com a liberdade de não estar presencialmente no escritório, é de suma importância definir uma programação diária de atividades e respeitar os horários e a agenda para cumprir o fluxo de tarefas que precisam ser realizadas.

Para facilitar, experimente fazer um planejamento contemplando os afazeres dos próximos dias, assim você terá tempo para remanejar compromissos diante de imprevistos.

E, para manter um ambiente agradável de trabalho em casa, tente não se cobrar muito. Se não está conseguindo realizar uma tarefa, pare, respire, busque algo que te inspira e acalma e, depois, volte ao trabalho. Assim, você refresca sua mente e consegue ser mais produtivo.

2- Coloque roupas confortáveis – mas nem tanto

Quando falamos de conforto, não há dúvidas de que o ambiente de casa é muito mais convidativo do que o escritório. Mas isso não pode fazer com que o profissional em home office relaxe demais.

Passar o dia de pijama, por exemplo, pode ser ruim para a sua produtividade. Não é necessário trabalhar de roupa social. Mas você precisa ter o feeling de que está trabalhando, e as suas roupas devem refletir isso. Dessa forma, você consegue produzir mais.

3- Faça um combinado com a sua família/colegas de casa

Se você não mora sozinho, e, durante o expediente, tem pessoas em casa, deixe claro a todos que você está trabalhando e que não pode ser perturbado. Se for possível, mantenha a porta fechada para melhorar a concentração! 

Agora, se tem crianças em casa, você vai precisar de uma “mãozinha” para lidar com a demanda do trabalho e das crianças. Uma dica é também comunicar à sua equipe que você pode ser interrompido. O combinado nunca sai caro e você ficará menos preocupado(a) com as interrupções.

Se tiver pets, já deixe a água e a comida na vasilha. Assim, você não precisará parar no meio do expediente para alimentá-los. 

4- Estabeleça prazos para suas atividades no home office

Quando você tem todo o tempo do mundo para uma entrega, é bem mais fácil adiar a realização. Por isso, estabeleça prazos consistentes para cada trabalho que você precisar entregar e evite a armadilha de deixar tudo para a última hora. 

Se você tem 5 atividades para entregar na semana, estabeleça prazos para cada uma e organize em um planner, agenda, ou até mesmo no celular tudo o que você precisa fazer.

5- Mantenha distância das distrações

Como ser mais produtivo em home office? Uma dica valiosa: você precisa manter distância das distrações que te cercam.

Deixe o celular no modo silencioso para as notificações não tirarem sua atenção, evite ficar em frente a TV e, o mais importante: não abuse nas redes sociais. Elas são as vilãs no home office. 

Uma dica é desabilitar as notificações do celular e organizar períodos específicos para ler seus e-mails. Claro, e usar ferramentas para aumentar produtividade. 

6- Organize seu espaço e opte por um ambiente calmo e funcional

Ser produtivo significa conseguir se concentrar. E são raras as pessoas que conseguem se concentrar em qualquer lugar. Você é uma delas? 

Normalmente, a maioria está sujeita a todo o tipo de distrações enquanto trabalha. 

Então, para facilitar, é importante criar um ambiente calmo e funcional para conseguir desenvolver suas atividades. Deixe o seu espaço bem organizado com o seu computador, agenda, caderno e tudo o que você precisa para realizar as suas tarefas.

Procure se isolar enquanto estiver trabalhando, para conseguir desenvolver seus afazeres. Se isso não for possível, nada como um bom headphone para ajudar a reduzir os ruídos enquanto trabalha.

7- Procure um lugar diferente para trabalhar

Se você trabalha todos os dias em um mesmo lugar, isso pode afetar a sua produtividade, pois em algum momento a rotina acaba cansando e ficando monótona demais. Essa é a hora de visitar aquele espaço de coworking perto da sua casa. Ou, quem sabe, aproveitar o ambiente de uma cafeteria para trabalhar. 

Se você possui internet móvel, pode optar até mesmo por uma ida ao parque para terminar o que tem para fazer. 

A mudança de ares pode ser uma ótima opção para conhecer novas pessoas, fazer networking e melhorar a sua produtividade.

8- Faça pausas para descanso

Quando está difícil de se concentrar em algo, pode ser que você esteja trabalhando há muito tempo e esteja com as vistas cansadas. 

Saia do computador, coma alguma coisa, vá até a rua respirar um pouco, tire uns minutinhos para meditar ou caminhar. Meia hora de descanso é suficiente para que a sua criatividade volte a fluir como antes. 

9- Deixe sua comida preparada

Quando você está em casa, fica com vontade de preparar o seu próprio lanche e almoço, já que, quando está no escritório, não é possível. Porém, não use seu tempo de trabalho para preparar sua comida do dia. Deixe para cozinhar na noite anterior, viu? Ou então planeje o cardápio com antecedência. Muitas vezes, gastamos mais tempo pensando no que cozinhar do que propriamente cozinhando.

Preparar os alimentos com antecedência faz com que você utilize os horários das refeições para comer. Dessa forma, você não perde suas horas de trabalho realizando tarefas que não fazem parte do trabalho. Hora do almoço é a hora do almoço. Evite usar telas enquanto come.

10- Turbine seu plano de internet

Uma boa conexão de internet também é essencial para garantir a sua produtividade no home office. Observe o desenvolvimento da sua internet e, se for o caso, faça um upgrade da conexão. Caso use 3G, confira se seu plano é suficiente para o seu trabalho.

O mesmo vale para a linha de celular. Se não tiver celular corporativo, tome cuidado para não acabar no prejuízo. Além de agilizar o trabalho, uma boa internet permite que você faça ligações via aplicativos de reuniões e conferências online.

Para finalizar, nesse post vimos que o trabalho em home office pode ser desafiador. Mas existem maneiras de torná-lo mais fácil e agradável. 

Agora, quando você se perguntar “como ser mais produtivo em home office?”, volte aqui no post e implemente cada uma dessas dicas práticas. 

E, depois de colocar a “mão na massa”, nos conte como foi sua experiência utilizando essas dicas. 

Assine nossa newsletter! Notícias sobre trabalho híbrido, gestão de workplaces e employee experience todo mês!

Gostou do contéudo? Compartilhe com os amigos!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Home office: 10 plantas para estimular a concentração no trabalho
Home office: 10 plantas para estimular a concentração no trabalho...
Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina
Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina...
Home office com pets: 5 dicas para conciliar
Home office com pets: 5 dicas para conciliar Seu gato...
Saúde mental no home office: sintomas e cuidados
Saúde mental no home office: sintomas e cuidados Você notou...
Saiba quais são os benefícios de pets no home office
Saiba quais são os benefícios de pets no home office...