Saiba quais são os benefícios de pets no home office

Saiba quais são os benefícios de pets no home office
5min de leitura

Saiba quais são os benefícios de pets no home office

Os animais são frequentemente chamados de “espelho de nossa alma” e desempenham um papel importante em nossas vidas. Eles trazem mais do que felicidade e alegria, também fornecem inúmeros benefícios para os humanos ao seu redor. 

Estudos têm mostrado que ter animais em seu ambiente de trabalho pode fazer maravilhas para sua saúde, felicidade e produtividade.

Por isso, este post é dedicado a quem tem ou quer ter pets em casa. Continue a leitura e descubra quais são os benefícios de pets no home office!

Tópicos abordados

Menos estresse

É muito comum que as pessoas que trabalham em casa se sintam estressadas. Podemos acreditar que isso se deve à falta de interação física com outras pessoas. 

Animais de estimação são ótimos companheiros que podem ajudar a reduzir esse estresse, fornecendo apoio emocional e companheirismo. Eles também fornecem uma oportunidade para socializar com amigos ou vizinhos. Isso não é bom apenas para o animal de estimação, mas também para a saúde mental de seu dono!

Um estudo publicado no Journal of Occupational and Environmental Medicine descobriu que as pessoas que têm animais de estimação são mais saudáveis e menos estressadas do que as que não têm. 

Pode-se pensar que amigos de quatro patas são ótimos para sua saúde mental. Mas você sabia que ter um animal de estimação também pode ser bom para sua saúde física?

Outro estudo feito pela Mayo Clinic mostrou que ter um animal de estimação pode ajudar a reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial. Eles descobriram que após 20 minutos de carinho, a pressão arterial das pessoas caiu cerca de cinco pontos em média.

Animais de estimação não apenas fornecem companhia, mas também ajudam as pessoas a controlar seus níveis de estresse e reduzir sua frequência cardíaca.

Benefícios de pets no home office: criatividade e produtividade

Se você deseja aumentar sua criatividade e produtividade no trabalho, considere ter um animal de estimação para acompanhar o seu home office. 

Ter um animal de estimação no local de trabalho aumenta sua criatividade e produtividade, ao mesmo tempo que reduz os níveis de estresse.

Um estudo descobriu que as pessoas que tinham animais de estimação em seus escritórios experimentaram um aumento na criatividade e no desempenho de tarefas. O estudo concluiu que a exposição a animais de estimação pode levar ao aumento dos níveis de oxitocina (um neurotransmissor associado a sentimentos de amor e confiança).

Isso ocorre porque os animais de estimação servem como uma distração dos estressores relacionados ao trabalho, como prazos e sobrecarga de trabalho. Eles também ajudam a aumentar a criatividade e a espontaneidade, o que pode levar a uma maior colaboração entre os funcionários.

A presença dos pets no home office nos permite fazer pequenas pausas para o cérebro descansar e recarregar energias brincando, passeando e alimentando eles. E fazer pausas quando necessário ajuda a manter o foco por mais tempo.

Amor incondicional

O vínculo entre um animal de estimação e seu dono é inegável. Eles são uma fonte de conforto para nós em momentos de angústia.

Não há nada melhor do que acordar com a cara do seu pet do seu lado após um longo dia de trabalho. Todos nós sabemos que animais de estimação são como crianças, eles precisam de amor e atenção, mas há muito mais do que isso.

Existem pesquisas que mostram como os pets podem realmente nos ajudar a lidar com situações estressantes. Eles fornecem apoio e amor incondicional.

Os pets também ajudam, proporcionando uma sensação de conforto e segurança em um momento em que podemos nos sentir vulneráveis ou com medo. Eles sempre estarão lá para você, oferecendo amor incondicional – eles não se importam se você se sentir mal, receber e-mails difíceis ou se você já passou por uma experiência emocional. 

Eles oferecem companhia, entretenimento e estimulação mental para adultos que podem não ter acesso a outras fontes de interação social porque trabalham de home office ou ficam em casa em tempo integral com os filhos.

Porém, em alguns casos é importante ter cuidado para não perder o foco no trabalho, especialmente se você tiver um animal de estimação fofinho ao seu lado.

Mais qualidade de vida

Ter um pet no seu home office ajuda em vários aspectos, um deles é a melhora na qualidade de vida.

Muitas pessoas pensam que ter um animal de estimação em casa pode ser muito barulhento e problemático, mas a verdade é que os pets podem trazer benefícios para sua vida. Eles podem torná-lo mais feliz e mais produtivo.

Não se trata apenas de companheirismo. Eles podem reduzir os níveis de estresse e ansiedade de crianças e adultos. Quem trabalha de home office têm maior probabilidade de se cansar, mas, ter um animal de estimação por perto ajuda a deixar o home office mais leve e divertido. 

Lembre-se de passar algum tempo de qualidade com seu animal de estimação antes de começar (e durante!) o dia de trabalho.

Com tudo que vimos neste artigo, é possível concluir que os benefícios de pets em home office são muitos. Com todos esses benefícios, não é surpresa que muitas pessoas estejam adotando bichinhos! 

Eles podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. E também fornecem companhia e aliviam o tédio e a solidão. 

Sendo assim, não tem porque você não adotar um pet só porque está trabalhando home office. Se você souber gerenciar seu tempo, garanto que conseguirá cuidar do seu pet da melhor forma possível!

Leia também: Home office com pets: 5 dicas para conciliar

Gostou do contéudo? Compartilhe com os amigos!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina
Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina...
Home office com pets: 5 dicas para conciliar
Home office com pets: 5 dicas para conciliar Seu gato...
Saúde mental no home office: sintomas e cuidados
Saúde mental no home office: sintomas e cuidados Você notou...
Saiba quais são os benefícios de pets no home office
Saiba quais são os benefícios de pets no home office...
Procrastinação no home office: como perder esse hábito
Procrastinação no home office: como perder esse hábito Você sofre...