Home office: 10 plantas para estimular a concentração no trabalho

Home office: 10 plantas para estimular a concentração no trabalho
6min de leitura

Home office: 10 plantas para estimular a concentração no trabalho

Você já esteve em um jardim interno e sentiu o peso do seu dia desaparecer?

Bem, isso acontece por conta das espécies de plantas que são usadas para criar esses pequenos paraísos dentro de casa.

O tipo e o número de plantas em um ambiente podem ter um efeito significativo em como nos sentimos e nos comportamos. Algumas, além de embelezar o ambiente, ajudam a estimular a concentração e aliviam a ansiedade.

Abaixo, trouxemos uma lista com 10 espécies de plantas para home office que, certamente, vão deixar seu espaço mais agradável.

Confira!

Tópicos abordados

1- Gérbera

Assim como a dracena, a gérbera é uma planta que absorve dióxido de carbono e emite oxigênio à noite. E, por causa disso, você consegue dormir melhor.

Por isso, ela também pode ficar dentro do quarto, desde que o local seja arejado e tenha a incidência de sol.

Para melhorar a qualidade do ar dentro de casa, a gérbera é uma ótima opção para quem sofre de alergia ou asma. Também pode ser ótimo para quem tem pressão alta ou DPOC.

Ela é frequentemente utilizada para criar buquês e arranjos, que podem tornar qualquer espaço mais acolhedor e apresentável

2- Lírios

Os lírios são uma das flores mais populares para serem usadas em casa. Eles não são apenas bonitos, mas também trazem alegria e fragrância para o escritório doméstico. Os lírios estão disponíveis em várias cores e tamanhos, o que torna mais fácil encontrar uma flor adequada para qualquer espaço ou ocasião.

Os lírios também desempenham um grande papel no estímulo à criatividade. Estudos mostram que a exposição aos lírios pode aumentar o pensamento criativo e a inspiração.

3- Espada de São Jorge

A Espada-de-São-Jorge, também conhecida como Raintree Brasileira, é uma planta versátil que combina com qualquer decoração. Além de ser fácil de cuidar, ele também atua como um excelente filtro de ar que pode ajudar a manter o conforto em sua casa. Esta planta tem folhas verdes escuras e um tronco de marfim com manchas roxas escuras.

Ele prefere pouca luz, o que o torna perfeito para áreas da casa que não recebem muita luz natural. Estima-se que a Espada-de-São-Jorge seja capaz de remover até 10 vezes mais poluentes do que plantas sem essa característica. 

Sua manutenção é simples de ser feita e ela é indicada para pessoas que não têm muito tempo para cuidar das plantinhas.

4- Alecrim

Muito utilizado na gastronomia, o alecrim é uma ótima opção para ambientes de trabalho. Isso porque o aroma do óleo dessa planta ajuda a melhorar as funções cognitivas, como a memória. Basta passar as mãos sobre suas folhas e ramos floridos para sentir o perfume que ajuda a manter o foco e memorizar a atividade desenvolvida naquele momento.

As propriedades do alecrim são devidas a um composto aromático chamado ácido rosmarínico, que estimula a produção de acetilcolina, um neurotransmissor essencial para a memória e capacidade de aprendizagem.

5- Dracena

A dracena tem crescido em popularidade como uma planta que pode ser usada para ajudar a melhorar a qualidade do ar de um escritório. Consequentemente, nos torna mais concentrados e produtivos

É uma planta que cresce muito bem em ambientes de escritório e pode ser facilmente combinada com outras plantas para fazer um lindo jardim interno.

Ela também auxilia na umidade e filtra substâncias tóxicas reduzindo a fadiga.

6- Antúrio

Os antúrios são plantas com flores que podem ajudá-lo a criar uma atmosfera mais calma em seu home office. Eles geram melhor qualidade do ar e também liberam oxigênio.

Possuem uma linda coloração vermelho vibrante, e até lhe darão uma explosão de energia quando estiverem felizes. Ela não requer grandes cuidados e manutenção, por isso é fácil para qualquer pessoa mantê-las.

Porém, elas não suportam contato direto com o sol e devem ser regadas a cada dois dias.

7- Cactos e suculentas: as plantas em home office mais comuns

Cactos e suculentas estão disponíveis em uma variedade de formas, cores e tamanhos. Eles podem adicionar um toque de charme ao seu espaço e estão disponíveis em várias espécies. Essas plantas têm o poder de estimular a criatividade a partir de seu design esteticamente agradável.

Além de crescer em um clima árido, os cactos e as suculentas são perfeitos para casas de baixa manutenção porque não precisam de muita água ou luz solar. Essas plantas podem ser muito úteis se você não quer investir muito tempo cuidando delas, mas ainda quer algo bonito em seu espaço.

8- Gardênia 

A gardênia é uma flor branca ou amarelada, às vezes rosa, com uma fragrância forte e doce. Ela exala um aroma que libera um efeito sedativo, ideal para o alívio da ansiedade e melhorar também a qualidade do sono.

É uma planta delicada que precisa de iluminação e deve ser mantida em local fresco. Se a temperatura subir muito, ele interromperá seu processo de crescimento e parará de produzir flores, pois elas precisam de temperaturas baixas para crescer. 

Ela pode ser difícil de cultivar visto que existem muitos fatores que a afetam, desde ser muito quente até estar sob a luz direta do sol.

9- Aloe Vera

Aloe vera é uma planta utilizada há séculos no tratamento de diversos problemas de saúde. Do crescimento do cabelo às irritações da pele, o aloe vera é um remédio natural completo.

É uma planta que é conhecida por suas propriedades calmantes e pode ser um grande aliviador de estresse quando você tem um prazo. 

Estudos mostram que o Aloe Vera aumenta os níveis de serotonina no cérebro, que é responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Ele também tem propriedades anti inflamatórias que podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço nos músculos.

10- Bambu chinês

O bambu chinês é conhecido por ser um símbolo de paz e tranquilidade, o que seria perfeito em um ambiente movimentado.

Esta planta é eficaz para fazer as pessoas se sentirem relaxadas. Também pode liberar íons negativos, que são bons para o corpo e a mente.

As plantas de bambu também têm muitos benefícios para a saúde, incluindo alívio do estresse, alívio dos sintomas da asma, aumento dos níveis de energia, aumento do estado de alerta e muito mais.

Devemos sempre considerar esta planta como uma opção na hora de procurar plantas que trazem tranquilidade ao espaço do escritório.

Se você quer ter produtividade no trabalho, é muito importante que coloque plantas em home office. 

Cada espécie com sua propriedade, mas todas deixarão seu ambiente mais leve, calmo e produtivo. Vale a pena tentar!

Gostou desse conteúdo? Leia também 5 dicas para decorar o seu home office.

Gostou do contéudo? Compartilhe com os amigos!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Home office: 10 plantas para estimular a concentração no trabalho
Home office: 10 plantas para estimular a concentração no trabalho...
Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina
Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina...
Home office com pets: 5 dicas para conciliar
Home office com pets: 5 dicas para conciliar Seu gato...
Saúde mental no home office: sintomas e cuidados
Saúde mental no home office: sintomas e cuidados Você notou...
Saiba quais são os benefícios de pets no home office
Saiba quais são os benefícios de pets no home office...