Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina

Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina
8min de leitura

Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina

Existem muitos pais por aí tentando conciliar trabalho e vida, não é mesmo papais e mamães? E, quando você vive na sociedade de hoje, é ainda mais desafiador.

Sabemos o quanto pode parecer impossível organizar sua rotina de trabalho e cuidar dos filhos. Mas não é! 

Existem algumas maneiras de fazer funcionar. Separamos neste post 7 dicas para facilitar o seu dia a dia de home office com filhos. Confira! 

Tópicos abordados

1 – Mantenha as crianças ocupadas

Planejar o tempo tanto para o trabalho quanto para o cuidado dos filhos é uma tarefa difícil. Você precisará planejar seu tempo livre para não ficar sobrecarregado com as tarefas que precisa concluir. 

Seria aconselhável dividir o seu dia em duas partes: uma metade deve ser dedicada ao trabalho e a outra deve ser para cuidar de crianças e outras tarefas domésticas.

Para facilitar, programe brincadeiras e atividades para seus filhos realizarem enquanto você trabalha e, enquanto estiver na sua pausa, dê atenção para eles, brinque, faça pausas durante um lanche. Dessa forma, eles não se sentirão sozinhos e reduzirá a ansiedade deles e sua.

Você pode propor brincadeiras e atividades como colorir, desenhar, ler livros, assistir filmes infantis, montar quebra-cabeças ou até mesmo brincar com o pet.

2 – Rotina: o segredo do home office com filhos

As rotinas são essenciais no dia a dia de uma criança. Elas fornecem previsibilidade e segurança.

Podemos definir rotina como uma sequência de ações que fazemos na mesma ordem todos os dias. É importante estabelecer uma rotina ao criar os filhos, mas também pode ser útil para controlar o estresse e a ansiedade em adultos.

Estabelecer uma rotina confiável para seus filhos pode ajudar a criar um ambiente seguro e protegido para eles crescerem. Alguns especialistas acreditam que quanto mais estáveis e previsíveis forem suas vidas, mais capazes serão de lidar com as mudanças quando elas ocorrerem.

As crianças prosperam em rotinas porque se sentem seguras e protegidas em saber o que está por vir. 

A programação diária de uma criança deve incluir muitas oportunidades para brincar, dormir, comer, estimular, socializar com amigos e familiares e tempo sozinha para processar novos pensamentos ou aprendizados.

Com horários controlados, você saberá quanto tempo tem entre cada atividade do seu filho, para trabalhar de forma produtiva. Por exemplo, se o seu filho cochila por três horas, você saberá que tem três horas para trabalhar antes de ele acordar.

Horários controlados são úteis porque fornecem uma proteção para os pais que estão tentando conciliar as necessidades dos filhos e suas próprias demandas de trabalho.

Além disso, quando as aulas presenciais voltarem, ficará muito mais fácil se a rotina for mantida.

3 – Programe o tempo livre

Com a introdução da tecnologia em nossas vidas, tornou-se mais difícil passar um tempo individual com nossos filhos.

É importante aproveitar ao máximo a hora do almoço e o tempo livre com seus filhos. Pode ser um ótimo momento em que você e eles podem interagir e passar um tempo de qualidade juntos. Também pode ser um momento para você falar sobre o dia deles e ouvir sobre o que aprenderam.

A melhor maneira de passar o tempo livre com as crianças antes ou depois do trabalho é dar um passeio, fazer compras ou fazer um piquenique em um parque local. Programando seu tempo e suas atividades você reduz a possível angústia ou culpa de sentir que ficou pouco tempo com eles.

4- Separe um espaço para trabalhar

Os pais estão tendo dificuldade em conciliar trabalho home office e vida familiar. É difícil encontrar tempo para trabalhar com a programação de nossos filhos, mas também é difícil manter o foco no trabalho quando somos constantemente interrompidos por eles.

Um estudo descobriu que as crianças interrompem seus pais em média a cada 3 minutos e 30 segundos. E isso nem mesmo explica o número de vezes que eles vêm atrás de nós.

Isso resulta não apenas em perda de tempo para os pais, mas também em frustração para ambas as partes envolvidas.

Então, o que podemos fazer?

A primeira coisa é reservar um canto da casa que você pode transformar em seu espaço de trabalho – de preferência um que seja longe das áreas mais comuns onde seus filhos têm acesso.

Certifique-se de que o espaço seja configurado como um escritório com um computador e tudo o que você precisa.

Nesse espaço, deixe claro para seus filhos que quando você está lá é porque está trabalhando.

Eles devem saber que não devem incomodá-lo e devem respeitar o seu espaço.

5 – Comunicação é essencial

Todos nós já estivemos lá. Você acabou de sair pela sua porta após um longo dia de home office e agora você tem que lidar com seus filhos querendo falar com você. Pode ser exaustivo! 

É compreensível que, como pai, você queira estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para as crianças, mas, como profissional, nem sempre isso é possível.

Não podemos simplesmente dizer aos nossos filhos que estamos ocupados no trabalho e que eles precisam esperar até que saiamos. Em vez disso, você precisa encontrar maneiras para que seus filhos entendam as razões de você estar presente mas não está disponível.

Com o home office, o ambiente doméstico mudou. Antes, o quarto era apenas um quarto. Agora também é um local de trabalho.

Então, se você trabalha em casa e compartilha o espaço com sua família, é importante estabelecer algumas regras para a casa. A primeira regra é bater na porta antes de entrar e ficar quieto perto de sua área de trabalho.

Dessa forma, você pode se concentrar no que está fazendo sem ser interrompido. Você pode pedir que batam antes de entrar e esperar uma resposta. Se não ouvirem nada, devem presumir que não é um bom momento para uma visita e voltar mais tarde.

Explique a situação ao seu filho e mostre que, trabalhando em casa, você protege toda a minha família e passa mais tempo com eles.

6  – Tenha um planejamento e disciplina

Quem trabalha em casa deve estabelecer limites para o tempo despendido no trabalho para poder passar um tempo de qualidade com sua família. Também é importante certificar-se de que não estão negligenciando a educação de seus filhos ou as tarefas domésticas.

Se você trabalha em casa, precisa ter certeza de que está cumprindo suas responsabilidades diárias sem se sentir negligenciada pelas pessoas ao seu redor.

Para que o home office esteja em sintonia com a vida em família, é necessário que a comunicação estabeleça de forma clara os limites de tempo e espaço de cada um.  

Estabeleça as ocasiões e locais de brincar, de estudar, de ficar na tela, bem como o período em que você está no trabalho.

Assim, ele também vai começar a perceber o valor de ter seu momento de privacidade e passar a respeitar mais o seus.

No final, você notará que a rotina é um calmante para a criança e uma ótima maneira de apoiar os estudos em casa.  Obviamente, em algumas ocasiões, não será possível seguir tudo à risca.

7  – Faça pausas para estar com seu filho

Combinar um horário para ficar com seu filho é fundamental. Tire algumas pausas ao longo do dia para cuidar dele e comunique seus colegas de trabalho sobre esses momentos. Tudo que é combinado não sai caro. Assim, você consegue esclarecer quais são suas necessidades em casa com honestidade.

Estar ali para seu filho não é necessariamente dar a ele todo o seu tempo, é estar presente quando ele precisa de você. Por exemplo, quando estão em perigo ou precisam da ajuda para fazer algo como o dever de casa ou um lanche.

Parece muita pressão, mas pode ser mais fácil do que você pensa.

Algumas boas maneiras de fazer isso funcionar são reservar algum tempo todos os dias para seu filho e, de vez em quando, fazer coisas juntos – mesmo que isso signifique apenas sentar ao lado dele enquanto brinca ou assiste TV.

Quanto menor seu filho, mais atenção e cuidado ele tende a precisar e sua presença é essencial para o bem estar deles.

Neste post vimos que, fazer home office com filhos em casa pode parecer uma tarefa desafiadora, a hora de trabalho pode ser desafiadora. Porém, existem diversas formas de tornar esse momento mais leve e fácil. 

Esperamos que essas dicas possam ajudar a conciliar o home office com filhos. 

Gostou desse post? Então compartilhe com os papais que também passam por isso e precisam de ajuda! Depois nos conte como foi sua experiência utilizando essas dicas. 

Leia também: Como ser mais produtivo em home office

Gostou do contéudo? Compartilhe com os amigos!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Home office: 10 plantas para estimular a concentração no trabalho
Home office: 10 plantas para estimular a concentração no trabalho...
Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina
Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina...
Home office com pets: 5 dicas para conciliar
Home office com pets: 5 dicas para conciliar Seu gato...
Saúde mental no home office: sintomas e cuidados
Saúde mental no home office: sintomas e cuidados Você notou...
Saiba quais são os benefícios de pets no home office
Saiba quais são os benefícios de pets no home office...