Home office com pets: 5 dicas para conciliar

Home office com pets: 5 dicas para conciliar
7min de leitura

Home office com pets: 5 dicas para conciliar

Seu gato já pulou  no seu notebook no meio de uma reunião? Seu cachorro comeu um pedaço do sofá ou fez xixi onde não devia? Se sim, você não está só. Quem tem pets, deve achar super desafiador cuidar deles enquanto trabalha em home office. Porém, existem algumas dicas para facilitar esse dia a dia que pode ser um tanto difícil.

Neste post, vamos falar sobre alguns dos desafios que as pessoas enfrentam com seus bichinhos durante o trabalho e ainda separamos algumas dicas de como conciliar o home office com pets em casa. 

Continue a leitura e veja como pode ser simples!

Tópicos abordados

1- Entretenha seu pet

Se você tem um pet em casa, sabe como é difícil trabalhar em paz quando eles estão latindo, coçando e exigindo sua atenção. Eles não podem ficar entediados no meio do dia e querem brincar com você.

No entanto, existem algumas maneiras simples de entretê-los sem serem interrompidos por sua constante importunação. 

Você pode entreter seu animal de estimação com jogos e desafios. Eles vão adorar. Outro benefício é que pode ser um bom treino para eles. Você deve certificar-se de que eles têm brinquedos o suficiente, para que tenham algo para usar ao completar os desafios ou jogos que você lhes propôs.

Dê a eles brinquedos interativos com os quais eles possam se divertir – jogue uma bola ou um mouse de brinquedo para eles perseguirem. Forneça quebra-cabeças de comida para seu pet, assim ele não come a comida toda de uma vez.

2- Crie rotinas de atividades para seu pet

O home office oferece flexibilidade no seu trabalho, permitindo a você a possibilidade de fazer mudanças em seus horários para atividades como cuidar do seu animal de estimação.

Aproveite isso e leve o seu animal de estimação para passear e brinque com ele. Você pode definir horários específicos para interagir e brincar com seu animal de estimação ao longo do dia. Eles ficarão felizes em receber atenção individual, fazer uma brincadeira ou desfrutar de um lanchinho em um horário programado.

Agora, se o seu pet for filhote, além de brincadeiras, é importante você adestrá-lo. Eles costumam ser muito brincalhões e enérgicos, o que torna difícil para eles se comportarem no período em que você está trabalhando.

No entanto, há certas coisas que você pode fazer com seu animal de estimação que o ajudarão a estabelecer limites e treiná-lo para se comportar bem.

Ensinar seu cachorro a não pular sobre as pessoas quando elas vierem pela primeira vez é um bom ponto de partida para o treinamento. Comece dando um tapinha no seu filhote ou algum elogio verbal quando ele se sentar educadamente e, em seguida, dê-lhe uma guloseima ou um brinquedo quando o fizerem. Repita este processo sempre que alguém novo visitar até que seu animal de estimação aprenda esse comportamento.

3- Organize seus horários para cuidar dos pets em home office

Você já percebeu que cuidar de seus animais de estimação no home office pode ser um desafio?

Se sim, então você não está sozinho. Cuidar deles em casa é difícil pois você precisa se preocupar em mantê-los longe de problemas e, ao mesmo tempo, cuidar das responsabilidades do trabalho. 

Às vezes eles precisam de um pouco de ajuda para lidar com a ansiedade e estresse. Mas podemos tomar algumas medidas para reduzir o que eles estão sentindo. Podemos oferecer guloseimas especiais para a ansiedade, como mastigações calmantes ou brinquedos com que podem brincar quando estão estressados.

Também é importante tentar criar um ambiente relaxante em casa, para que você e seu animal de estimação se sintam relaxados e seguros. Por exemplo, você pode tentar tocar música para eles no fundo ou criar um espaço seguro onde seu animal de estimação se sinta confortável.

Além disso, é significativo manter uma rotina organizada e fazer pausas quando puder. Tire pausas para passear com seu pet, brincar, alimentar ele etc.

Aqui estão alguns exemplos de coisas que você pode fazer para ajudar seu pet a lidar com o estresse:

  • Mantenha uma rotina organizada para que eles saibam o que vem a seguir;
  • Faça pausas para brincadeiras ou caminhadas quando necessário;
  • Mantenha a casa limpa, incluindo o espaço deles brincarem e fazerem as necessidades;
  • Forneça água limpa.

4- Compartilhe seus horários de refeições

É muito mais fácil cuidar do seu animal quando você está cozinhando ou quando você tem tempo para alimentá-lo. Mas se você tiver um dia agitado, sem tempo para ficar com seu animal de estimação, certifique-se de alimentá-lo antes de começar o trabalho.

Se você fizer isso, eles ficarão menos estressados e mais bem-comportados enquanto você trabalha. Essa pode ser uma ótima maneira de melhorar seu relacionamento com seu animal de estimação.

Os pets devem sempre ser alimentados antes de serem deixados sozinhos. Para otimizar o seu tempo, aproveite para alimentar o seu pet enquanto você está fazendo sua refeição. Assim, além de ter uma companhia na hora do lanche, você ainda impede que ele te procure durante a jornada de trabalho para pedir por alimento.

5- Escolha um espaço adequado para conciliar home office e seu pet

5.1- Fique de olho nos riscos de asfixia

O escritório pode ser um espaço muito perigoso para animais curiosos. Os materiais de escritório que caem no chão são um problema, porque podem criar riscos elétricos e fazer com que um animal seja cortado ou queimado.

Uma boa opção é investir em um bom sistema de gerenciamento de cabos, que o ajudará a manter os cabos e pequenos itens, como clipes de papel, canetas e grampos, armazenados com segurança longe de seu animal de estimação.

Sem esses objetos no chão, não corre risco de animais curiosos se asfixiarem. 

5.2- Estabeleça um espaço especial para eles

Alguns animais de estimação podem não ser capazes de lidar com a mudança de ambiente, especialmente se eles estão acostumados a ficar dentro de casa enquanto seus donos estão trabalhando.

É importante estabelecer um espaço no escritório doméstico para o seu animal de estimação. Isso pode incluir uma cama para cachorro, uma caixa de areia e muita água. Também é essencial garantir que seu cão faça exercícios antes e depois do trabalho para que ele não fique entediado ou inquieto em casa.

Isso permitirá que eles tenham acesso às mesmas atividades de que gostam durante o dia, embora ainda se sintam confortáveis em seu próprio espaço.

5.3- Proteja-os dos suprimentos de escritório

Trabalhar em casa tem seus benefícios. Você pode passar mais tempo com sua família ou animal de estimação, não precisa se deslocar e, às vezes, pode trabalhar fora do escritório. Mas é claro que também existem alguns problemas.

Se seu animal de estimação está atrapalhando seu trabalho ou se está sempre se machucando ou sufocando com cabos e outros objetos tóxicos, então é hora de você mudar alguma coisa.

Armazene esses objetos como cola, cartuchos de impressora e cabos, em um local seguro dentro do seu home office. Encontre um cômodo onde seu animal de estimação não atrapalhe seu trabalho e não seja ferido por nenhum objeto.

Para finalizar, nesse post vimos que o home office com pets pode ser desafiador. Mas existem maneiras de torná-lo mais fácil e agradável. 

Agora, quando você se perguntar “como conciliar home office com pets?”, volte aqui no post e implemente cada uma dessas dicas práticas. 

E, depois de colocar a “mão na massa”, nos conte como foi sua experiência utilizando essas dicas. 

Se você gostou desse conteúdo, pode gostar deste também: Saiba quais são os benefícios de pets no home office

Gostou do contéudo? Compartilhe com os amigos!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Home office: 10 plantas para estimular a concentração no trabalho
Home office: 10 plantas para estimular a concentração no trabalho...
Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina
Home office com filhos: 7 dicas para organizar sua rotina...
Home office com pets: 5 dicas para conciliar
Home office com pets: 5 dicas para conciliar Seu gato...
Saúde mental no home office: sintomas e cuidados
Saúde mental no home office: sintomas e cuidados Você notou...
Saiba quais são os benefícios de pets no home office
Saiba quais são os benefícios de pets no home office...