Procrastinação no home office: como perder esse hábito

Procrastinação no home office: como perder esse hábito
9min de leitura

Procrastinação no home office: como perder esse hábito

Você sofre com procrastinação no home office?

A procrastinação é um problema comum que muitas pessoas enfrentam. Nós sabemos que precisamos fazer certas tarefas, mas a tarefa parece opressora e acabamos adiando. E isso pode ser uma armadilha fácil de cair se você não tiver as ferramentas e habilidades certas para combatê-la.

Neste post, exploraremos como a procrastinação no home office pode afetar sua produtividade e também compartilharemos algumas dicas sobre como você pode reduzir a procrastinação e parar de adiar tarefas de home office. Confira!

Tópicos abordados

O que é procrastinação?

O termo “procrastinação” vem da palavra latina “procrasstinare”, que significa “adiar para amanhã o que deve ser feito hoje”. É um comportamento voluntário que os indivíduos exibem para evitar ou atrasar tarefas que precisam ser realizadas com certa regularidade.

A procrastinação é uma forma de falha de autorregulação. É uma incompatibilidade entre o que temos capacidade de fazer e o que devemos fazer.

Temos muita dificuldade em administrar nosso tempo para realizar tarefas que não são muito atraentes, mantendo a ilusão de que está tudo bem.

O resultado desse descompasso gera prejuízos para as pessoas em sua vida pessoal, profissional e acadêmica.

Quando procrastinamos, estamos engajados em comportamentos que são benéficos a curto prazo, mas prejudiciais a longo prazo. Devemos sempre tentar evitar esses comportamentos e, em vez disso, fazer o que deveríamos fazer.

Por isso, deve-se evitar o hábito de procrastinar no home office.

Causas e consequências da procrastinação no home office

Se você está procrastinando, significa que está perdendo tempo com coisas desnecessárias que não têm valor para o seu trabalho. Isso diminuirá sua produtividade e gerará perdas financeiras. 

A procrastinação é um fenômeno comum no home office, pois as pessoas tendem a fazer outras coisas em vez de se concentrar no trabalho.

As principais causas da procrastinação são distrações, problemas de gerenciamento de tempo, perfeccionismo, falta de motivação ou força de vontade, sentimentos de baixa auto-estima ou insegurança, medo do fracasso ou sucesso, etc. 

Esse comportamento gera cansaço mental, diminui a saúde mental, diminui a performance durante o trabalho e, como consequência, gera perdas e dificuldades financeiras, já que a pessoa não cumpre com suas responsabilidades como deveria. Isso tudo por simplesmente procrastinar tarefas do trabalho.

Dicas e métodos para não procrastinar

É normal, às vezes, se deixar levar pela procrastinação quando se está trabalhando no conforto de casa. Porém, é fundamental que você seja produtivo e mantenha o foco para entregar suas atividades em dia. 

Para eliminar aquela força interior que diz que devemos mexer no celular, ver um filme ou qualquer outra atividade que nos desvie da tarefa principal, alguns métodos são grandes aliados.

Aqui estão algumas dicas para não procrastinar no home office:

Faça sessões de trabalho intercaladas com pausas

A técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo na década de 1980. A técnica usa um cronômetro para dividir o trabalho em intervalos, tradicionalmente de 25 minutos de duração, separados por pequenos intervalos.

Pode ser aplicada a qualquer tarefa com um período de tempo definível associado a ela. Também pode ser usado com qualquer tipo de atividade em aberto ou difícil de medir a duração.

Um pomodoro é de 25 minutos, que são divididos em 3 intervalos de 5 minutos cada para trabalho seguidos de 3 intervalos de 5 minutos para descanso. A ideia por trás disso é que depois de 25 minutos, seu cérebro se cansa e precisa de algum tempo antes de voltar a trabalhar.

Quando usados de forma consistente, têm o objetivo de aumentar a produtividade.

Estabeleça prazos curtos para as suas tarefas

Quando os prazos são definidos com dias ou semanas de distância, eles tendem a parecer mais administráveis e menos urgentes. No entanto, quando os prazos são definidos em poucos dias, as pessoas podem sentir uma sensação cada vez maior de pressão e urgência.

Quando não temos o luxo do tempo do nosso lado, tendemos a ser mais motivados e produtivos, pois sabemos que resta pouco tempo e que a tarefa precisa ser concluída rapidamente. 

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Columbia, descobriu que as pessoas com prazos iminentes geralmente tinham melhores resultados do que aquelas que tinham mais tempo disponível.

Outro estudo com 68 pessoas que receberam uma tarefa urgente mostra que aqueles que definiram prazos em dias tinham mais sensação de que o tempo estava se esgotando do que aqueles que tinham o mesmo prazo em semanas.

A pesquisa sugere que isso ocorre porque 24 horas está mais próximo de nossa representação mental natural do tempo do que, por exemplo, 12 dias.

Também indica que a pressão de curto prazo pode ajudar a nos motivar a concluir as tarefas mais rapidamente, já que evita a procrastinação.

Disciplina e organização

Muitos trabalham em casa. E muitos lutam para manter o foco nas tarefas que têm em mãos. É difícil começar, e então é ainda mais difícil fazer qualquer coisa que não esteja relacionada ao que estamos trabalhando. 

Ter regras e controlar seu tempo pode ser muito útil para aumentar seu foco no home office, porque você tem diretrizes para o que precisa fazer e quando precisa fazê-lo. Manter o controle do seu tempo mostrará o quão produtivo você está sendo e se alguma mudança precisa acontecer para que você seja mais disciplinado.

Se você seguir algumas regras simples e manter seu trabalho organizado, poderá aumentar facilmente seu foco e não se perder no escritório em casa.

A primeira regra é limitar a quantidade de tempo gasto no trabalho em casa todos os dias, para que possamos passar mais tempo com a família e amigos. Trabalhar em casa deve ser um privilégio e não uma obrigação. 

A segunda regra é fechar nosso quarto como um espaço apenas para trabalhar: é o lugar onde precisamos para nos sentir relaxados e revigorados após um dia de trabalho. 

Por último, devemos eliminar todas as distrações possíveis, como animais de estimação ou crianças que podem querer nossa atenção constantemente.

Identificar urgências

É importante administrar seu tempo de forma eficiente e organizar as tarefas que precisam ser realizadas com urgência antes de qualquer outra coisa. Do contrário, será mais difícil voltar ao ritmo das coisas quando seu trabalho precisar de sua atenção novamente.

Por isso, a melhor maneira de concluir qualquer tarefa é identificando as urgentes e começando por elas. 

Quando estiver se sentindo sobrecarregado ou não souber por onde começar, liste todas as tarefas do dia e priorize-as em ordem de importância. Dessa forma, você evita de se perder no trabalho e tem uma maior produtividade.

Sempre trocar de roupa na hora do trabalho

Mudar de roupa ao começar a trabalhar é a melhor coisa que você pode fazer para ajudar em sua produtividade. Muitos estudos comprovaram que, se você trocar de roupa, aumentará sua atividade cerebral e dará um impulso inicial pela manhã.

Isso vai acabar com a preguiça e dar a você um senso de compromisso com seu trabalho. Você se sentirá mais motivado e pronto para enfrentar suas tarefas do dia.

Sempre tire o pijama quando estiver de home office, pois fará uma grande diferença em como você se sente ao longo do dia.

Recompensas pessoais

Depois de uma tarefa bem-sucedida, devemos reservar algum tempo para nos recompensar. Isso ajuda a realizar mais tarefas com facilidade e também aumenta a produtividade.

Quando trabalhamos em uma tarefa, devemos sempre concluí-la primeiro, antes de fazer uma pausa. Às vezes, a pausa pode levar à procrastinação. Portanto, é melhor nos recompensarmos depois de concluir a tarefa.

Recompense-se com algo que você goste de fazer, como tempo livre do trabalho ou das tarefas domésticas. Isso ajudará você a se manter produtivo e concluir todas as tarefas rapidamente.

Por exemplo, você pode se recompensar com o tempo livre assistindo ao seu programa de TV favorito, tirando um cochilo ou dando um passeio no parque.

Investir no local de trabalho

Todos os dias somos bombardeados com distrações. De notificações de mídia social à enxurrada constante de e-mails que inundam nossas caixas de entrada, é difícil nos concentrarmos em algo em que realmente queremos trabalhar.

O resultado final é que você precisa de um espaço onde possa trabalhar sem distração. Ter um espaço configurado em sua casa é essencial para aqueles momentos em que você precisa se concentrar e fazer seu trabalho com o mínimo de distrações e interrupções.

Um espaço privado é um aspecto importante dos escritórios domésticos. Seu home office deve ser bem iluminado, espaçoso e confortável. 

Você deve ter uma sala separada e designada que possa ser fechada para se concentrar em seu trabalho sem nenhuma distração. 

A mobília neste espaço deve ser minimalista e bem projetada para máxima produtividade. Também é importante ter uma cadeira confortável com bom suporte para as costas por longos períodos de tempo.

Desative notificações e evite interrupções

As notificações de telefone são uma distração, pois muitas pessoas passam o tempo todo ao lado de seus telefones.

Com tantas distrações disponíveis ao toque de um telefone, não é de admirar que as pessoas tenham dificuldade em manter o foco. A maneira mais fácil de impedir que isso aconteça é desabilitar as notificações do telefone quando estiver trabalhando.

Porque? Bem, é simplesmente muito fácil para a notificação aparecer e distraí-lo de tudo o que você estava fazendo em primeiro lugar.

Você acabou de ler algumas dicas sobre como acabar com a procrastinação no home office. Agora é hora de colocá-las em ação. 

Use os pontos deste artigo quando sentir que não está fazendo nenhum progresso em suas tarefas.

Fazer isso é uma excelente forma de atingir todos os seus objetivos, já que você terá mais tempo livre para atividades de lazer ou para passar momentos de qualidade com pessoas próximas a você.

Veja também: 5 dicas para decorar o seu home office

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